terça-feira, 19 de julho de 2016

Maior hospital do RN registra aumento de vítimas por arma de fogo

Um levantamento feito pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, mostra que os índices da violência urbana por arma de fogo aumentaram no último ano. No primeiro semestre de 2015, foram 627 ocorrências desta natureza. Já nos primeiros seis meses deste ano, foram computadas 719 casos. As agressões por arma branca também subiram quando comparados os dois períodos: de 321 para 340.
Ainda segundo o hospital, para a contagem dos boletins também foram considerados os indicadores: homens, mulheres, menores, casos de espancamentos, ferimentos por arma branca e com objetos contundentes. Todas as vítimas foram atendidas na porta de urgência do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). Os registros abrangem pacientes de todo o estado e traçam um panorama do crescente número dos casos de violência armada na capital potiguar.
Em contrapartida, diminuíram as ocorrências de agressão física contra o homem e contra a mulher. Até junho do ano passado, 101 mulheres haviam sido socorridas na unidade com ferimentos graves. No mesmo período deste ano, foram assistidas 80. Os casos de agressão física contra o homem também tiveram redução. Saíram dos 636 para os atuais 594.
A maior redução ficou com os casos de agressão com objetos contundentes. Neste quesito, a queda foi de quase 50%, saindo de 867 para 443.
Segundo o ortopedista, Rogério Nobre, o perfil destes pacientes é bem semelhante aos dos acidentados de moto: “a grande maioria são homens, com idade variando dos 18 aos 35 anos e em idade produtiva”, afirma. Ele destaca que “entre os bairros que mais demandam pacientes para o pronto-socorro do hospital estão: Planalto, Felipe Camarão, Paço da Pátria e outros da Zona Norte de Natal”. Sobre as causas dos ferimentos, o ortopedista diz: “a quase totalidade destes pacientes são vítimas de tentativa de assalto ou de tentativa de homicídio”.
TIPO DE VIOLÊNCIA (2015/2016)
Arma de Fogo: 627/719
Arma Branca: 321/340
Objeto Contundente: 867/443
Agressão Física Homem: 636/594
Agressão Física Mulher: 101/80
Menor de Idade: 17/13
Espancamento: 23/33
Fonte: Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário